Diabetes

Sabia que os Diabetes influenciam a sua saúde gengival e a sua saúde gengival influência o controlo da diabetes?

Com é de conhecimento geral, os distúrbios na circulação sanguínea que afetam os indivíduos diabéticos são responsáveis pela deficiente irrigação dos tecidos, tornando ainda mais difícil a cicatrização das lesões.

Havendo uma maior quantidade de glicose na saliva e líquido gengival crevicular, presente no doente diabético, haverá uma estimulação do crescimento bacteriano, redução da capacidade de cicatrização gengival e aumento da produção de ácido láctico, o que vai reduzindo o pH e diminuindo a atividade tampão da saliva, constituindo fatores de risco para a cárie dentária e doença periodontal. Havendo também um aumento de glicose na saliva, aumentam as lesões orais, principalmente se o paciente for portador de prótese dentária.

Por sua vez, aumentando a suscetibilidade do paciente diabético à doença periodontal, agrava a destruição do tecido periodontal, levando a um aumento da profundidade das bolsas periodontais e maior extensão de destruição óssea. Há maior prevalência de doença periodontal nos indivíduos diabéticos em comparação com os indivíduos não diabéticos.

Sendo que a doença periodontal é um processo infecioso persistente ao longo do tempo, tem consequências no indivíduo diabético. As consequências são o resultado da resposta de natureza inflamatória nos tecidos periodontais. A Diabetes influencia a instalação e a progressão da doença periodontal e, por sua vez, sofre influência desta, uma vez que a doença periodontal pode alterar o metabolismo da glicose e, consequentemente, dificultar o controlo da Diabetes. Vários estudos têm demonstrado que o controlo da glicemia em pacientes diabéticos Tipo 2 melhora após tratamento periodontal.

Consulta de Medicina Dentária:

  • Nunca se dirija à consulta sem comer primeiro e tomar a sua medicação habitual
  • Tente optar pelo horário matinal
  • Caso seja insulinodependente, tente que a consulta não coincida com o pico de insulina
  • Tente estar o mais calmo possível
Contacte-nos!

Envie-nos um email e iremos entrar em contacto o mais rápido possível.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search